terça-feira, 22 de março de 2011

ESTÁ ABERTA A TEMPORADA DE POSTAGENS!

É com muito prazer que recebo cada um de vocês, queridos(as) acadêmico(as) do terceiro período de Pedagogia nesse espaço interativo. Juntos abriremos discussões pertimentes sobre os livros estudados que, com certeza, serão contribuições extremamente relevantes e que muito irá ampliar o nosso olhar sobre o fazer pedagógico na Educação Infantil.
SEJAM TODOS BEM VINDOS!
Sintam-se em casa! Esse espaço é nosso

"Nenhum de nós é tão inteligente quanto todos nós juntos.”
Warren Bennis Autor Norte-Americano
SEJAM BEM VINDOS!

5 comentários:

  1. iracema carvalho da silva27 de março de 2011 às 21:55

    Com a Pré-Escola
    A idéia principal da obra ,nos mostra que a educação básica no Brasil teve suas contribuições
    da visão histórica,é obrigatória em todo o estado nacional as crianças de 4 a 6 anos estarem em sala de aula:Logo que,tem o prazer de aprender e aprendem brincando:o educador deve desempenhar na instituição principalmente o lado afetivo,as crianças conhece e constrói ao seu meio social,observa tudo ao seu redor:nas atividades precisam desenvolver seus movimentos-explorando o seu corpo,descobrem e constroem o conhecimento do mundo.Desenvolvem os hábitos e costumes e valores da família,buscando desafios da vida com experiências para sobressairem das situações constangedoras,enfatizando a construção e desenvolvimento da inteligência e auto-estima de si próprio.É essencial que haja valorização dos interesses e necessidades da criança.deve-se nas atividades seculares infantis da ênfase ao desenvolvimento psicologico e natural do desempenho de apendizagem.
    "Na sala de aula,a criança tem interesse em tudo que vê,logo que,,observa tudo ao seu redor,se integra com as outras crianças e associa-se no tempo determinado do espaço da sala e desenvolve um melhor desempenho de aprendizagem com orientação do educador sendo flexível de acordo com ointeresse a qual se interagem."(Decroly p.27)
    "A criança devido o entusiasmo,desenvolve conhecimento com o prazer de aprender e adquirir habilidades através das descobertas que vão inseridas no decorrer do cotidiano,buscando algo de novo,a qual ficam marcadas em seu processo de aprendizagem."(p.23)
    De acordo com as leís,ajuda-nos como educadores desenvolver um processo de construção de conhecimento através de pesquisas,estudos,interação ao meio social,construindo novos meios para um desempenho escolar.Logo que,aprender a aprender faz parte de nosso cotidiano.E o planejamento vem para esclarecer com base no desenvolvimento das crianças e no seu contexto de vida,com as atividades que avaliadas,possibilitam novas ações planejadas.
    )

    ResponderExcluir
  2. Bom dia,sou psicopedagogo institucional,gostaria se pudesse,me indicar obras de psicopedagogia institucional voltada para área empresarial,gostei muito do seu blog,tenho um nessa área;psicopedagogowagner.blogspot.com,espere que goste do blog,e possa comentar sobre as matérias alí publicadas.

    ResponderExcluir
  3. Ana Célia C. Almeida 3 periodo pedagogia31 de março de 2011 às 17:11

    A obra lida, contribuirá de forma significativa no nosso cotidiano de sala de aula, quando sugere as diferentes etapas que vivenciamos no dia-a-dia com as crianças da pré-escola. Dentre outros aspectos relevantes, ressalta a importância do planejamento prévio, como é necessário e indispensável, estar em sala de aula de forma organizada, pontuando a rotina diária, revendo os pontos alcançados e os não atingidos, sempre no intuito de rever os critérios aplicados. “A organização do tempo e a diversificação das atividades propostas”. As dinâmicas de trabalho do professor com as crianças, e principalmente o trabalho com as famílias, a interação escola-família, visando favorecer a qualidade dos trabalhos desenvolvidos com os alunos.
    A necessidade da visão ampla que devemos estar sempre exercitando, buscando meios de conhecer cada criança no seu contexto social, familiar, sócio-econômico, ou seja, as diferentes varáveis existentes nos seres humanos, conhecendo as particularidades de cada aluno, pois somente assim, é que vamos conseguir favorecer dentro do ambiente escolar, o desenvolvimento pleno das crianças.
    Esclarece ainda que “as atividades previstas devem ter objetivos claros, tanto para o aluno como para o professor”.
    A leitura desta obra será de grande valia para a atividade que exerço, como professora da Educação Infantil. Alerta-nos para a reflexão e a constante revisão da nossa prática pedagógica. Aprimorando os pontos que já praticamos e inserindo na nossa rotina os que ainda não utilizamos. Leva-nos a rever mesmo, as nossas atitudes enquanto professores.


    Aluna: Ana Célia Campelo Almeida
    3º Período / Pedagogia

    ResponderExcluir
  4. O livro com a pre escola nas maos,nos faz refletir de que maneira os professores da educação infantil devem de uma certa forma lidar com os alunos, de como esses alunos dependem de nós como seus ajudadores na missão de aprender,o livro nos ajuda a perceber como essa missão e importante e como o caminho e longo, cheio de obstaculos a serem enfrentados,os alunos da pre_escola devem se abtuar as varias materias ensinadas. CRISTIANE PIRES

    ResponderExcluir
  5. Queridas Ana Célia e Cristiane, não sei porque o comentário de vocês veio parar aqui, mas não tem problema. Quero dizer que estou muito feliz com o que a leitura despertou em vocês e parabenizar a Ana Célia pelas inumeras tentativa de postar as suas contribuições. Ficaram muito boas viu Ana. Parabens para ambas.

    ResponderExcluir