terça-feira, 8 de março de 2011

PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL (EMPRESA, HOSPITAL E ESCOLA)
Empresarial
  • Cabe a ele transmitir a filosofia da empresa;
  • Ampliar formas de treinamentos;
  • Resgatar a visão do todo (quando cada departamento se "fecha");
  • Trabalhar a criatividade, a interação;
  • Buscar alternativas para possíveis saídas;
  • Trabalhar as mudanças;
  • Desenvolver o imaginário (desenvolver as potencialidades);
  • Projetos;
  • Relação inter e intrapessoal;
  • Dinâmicas.
  • Trabalhar a capacidade do aprender, reaprender;

Hospitalar
  • Trabalhar a capacidade do aprender, reaprender;
  • Desenvolver o lúdico;
  • Criação de oficinas;
  • Parcerias com a equipe multidisciplinar;
  • Acompanhamento do desenvolvimento de seus pacientes.

Escolar (Pode ser Assessor ou contratado)
  • Busca a identidade da escola;
  • Orientação e auxílio para professores, coordenadores, equipe multidisciplinar sobre as práticas e reflexões de novas formas de aprender;
  • Elaboração de oficinas;
  • Encaminhamento necessário para outros profissionais;
  • Reprogramação de currículo, sistemas avaliativos;
  • Criação de estratégias de autonomia;
  • Fazer mediação (pais - professores - alunos);
  • Observação, entre outros.
Texto retirado do endereço: http://psicopedagogafernanda.blogspot.com


A IMPORTÂNCIA DA ATUAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA INSTITUCIONAL NOS DIFERENTES AMBIENTES
Texto de: Joselma Gomes (Psicopedagoga Clínica e Institucional e Pedagoga)

A Psicopedagogia carcteriza-se como uma área do conhecimento relativamente nova, que tem como objetivos buscar diferentes alternativas de atuação do sujeito, intervindo para que o mesmo, muitas vezes saia daquilo que ele possui enquanto conhecimento sedimentado e passe a agir e/ou interagir de diferentes maneiras frente a um novo contexto e ao conhecimento, a benefício tanto dele mesmo, quanto do ambiente que o mesmo encontra-se inserido.
A Psicopedagogia já se encontra presente em variados contextos sociais, posto que a mesma também é de natureza institucional e exerce junto a estes espaços diferentes funções, no entanto, com um único objetivo: o de otimizar o conhecimento pertinente a essa espaço, bem como das relações interpessoais e intrapessoais de todos os sujeitos envolvidos.
No texto da Psicopedagoga Fernanda, fica claro que a atuação psicopedagógica junto a esses diferentes contextos traduz-se como uma ação de natureza relevante, posto que, o que vem dar uma maior evidência, uma visão, um conceito, e, consequentemente uma maior aceitabilidade de outros ao espaço institucional, são, no primeiro momento, as pessoas que ali convivem tanto com os colegas de trabalho, quanto com aqueles que chegam, em busca de ajuda ou um atendimento diferenciado, ou seja humanizado.
Na verdade, a Psicopedagogia enquanto Institucional, busca em primeira instância valorizar o ser humano, tanto aqueles que já se encontram inseridos no espaço institucional, quanto aqueles que chegarão (cliente), lançando sobre cada um, um olhar humano, compreendendo seus talentos, capacidades, limitações bem como os entraves que por ventura possam surgir, ou seja, compreender o ser humano na sua inteireza, objetivante e subjetivante.

AMO SER PSICOPEDAGOGA!

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