quinta-feira, 3 de março de 2011

CINCO LIÇÕES DE MICHAEL JACKSON AOS EMPREENDEDORES






Nos anos 80, o cantor Michael Jackson ensiou o mundo a dança de uma nova forma, inovou na produção dos discos e clipes, mas foi assistindo o vídeo This is It, lançado após sua morte, que aprendi algumas lições valiosas.
O filme mostra os bastidores dos ensaios da turnê que estrearia em 2009, em Londres e reúne mais de 100 horas de depoimentos e coreografias dos maiores sucessos de Michael. Além de interesante, é possível observar 5 lições preciosas:
1 – O bom não serve :: Em todos os momentos é possível perceber a busca pela excelência, em cada passo de dança, na definição da iluminação, no movimento das câmeras. A escolha dos bailarinos foi extenuante, profissionais do mundo todo se inscreveram e passaram por longas horas de testes, apenas os excelentes venceram.
No dia-a-dia, tendemos a fazer nossas tarefas de maneira rápida e quase sempre mecânica. Ao assumir o compromisso de buscar a excelência em cada pequena tarefa, a excelência passa a ser natural. Michael Jackson acostumou seu público com as melhores coreografias, os clipes mais ousados, nada era apenas bom.
2 – Inovação é regra :: O show This is It traria ao publico músicas muito conhecidas, cada fã sabe cantar, dançar, não há novidade. Então, Michael Jackson e os produtores do show tinham uma árdua tarefa para trazer novidades, então pensaram em detalhes e foram longe. A iluminação do show não ficou restrita ao palco, a própria roupa do rei do pop tinha um sistema de iluminação criado especialmente para ele, o projeto foi encomendado à Philips.
3 – Trabalhe, trabalhe, trabalhe :: Mesmo sendo o Rei do Pop, dono de uma genialidade especial, o filme mostra que trabalho duro era a regra. Horas de ensaio, muito exercício, intensas repetições. Dançarinos, câmeras, produtores, Michael Jackson, todos dedicaram muitas horas de suor.
É a prova de que uma boa idéia é só uma boa idéia. Colocar em ação uma boa idéia exige esforço, suor e disciplina. O corpo poderá reclamar do cansaço, a mente poderá oferecer alternativas mais fáceis, mas o sucesso só vem com muita dedicação.
4 – A equipe é fundamental :: Começou pela escolha do diretor, Kenny Ortega, depois pelos músicos, os dançarinos e o restante da equipe. Cada membro tinha que estar a altura do objetivo do projeto. Durante todo o processo, Michael Jackson dava o rumo, mas a equipe sempre foi ouvida, era respeitada.
Na sua empresa, a equipe tem espaço para falar? Faça o teste, depois que um funcionário seu se abrir, tente repetir tudo o que ele disse. Se não conseguir, quer dizer que não ouviu. Então, no seu barco, cada um rema de um jeito.
5 – Humildade e respeito :: Por mais rico ou famoso, Michael Jackson sabia que seu show só seria um sucesso, se cada membro da equipe desejasse isto. Então, todos tinham que se sentir respeitados, e isto não é possível fingir. Todos sabemos diferenciar educação, de respeito.
O respeito está na maneira de falar, no cumprimento, no jeito de corrigir uma falha. Vários membros da equipe contam episódios que mostram isto. Então, deixando de lado toda a fantasia causada pela morte de Michael Jackson, o filme mostra o quanto se pode aprender e que se tivessem chegado ao fim, This is It, seria um belíssimo show.

Texto retirado do site do meu amigo Adriano Carvalho
http://www.caminhandojunto.com.br/


COMENTÁRIOS SOBRE O TEXTO 5 LIÇÕES  DE MICHAEL JACKSON AOS EMPREENDEDORES


EMPREENDER NO CAPITAL HUMANO: condição sine qua non para  maior qualidade de vida
Texto de: Joselma Gomes ( Psicopedagoga Clinica e Institucional / Pedagoga)

É preciso perceber que o empreendedorismo não se concentra apenas na área das empresas, vale ressaltar que, de maneira mais significativa apresenta-se na área da formação humana, ou seja, na área pedagógica, uma vez que, serão esses sujeitos que estarão, daqui a algum tempo, atuando nas diferentes áreas sociais. 
Todos esses passos são imprescindiveis para uma formação sistêmica do sujeito, com uma preocupação plural e fundamental. Seguindo a lógica das cinco lições pelo viés pedagógico veja como fica:

1. O bom não serve - Porque na educação é preciso buscar sempre o excelente uma vez que é essa condição que promove tanto o ser humano quanto seu espaço social.

2. Inovação é a regra - ou seja, é preciso dar autonomia ao sujeito aprendente das mudanças que ocorrem ao seu redor. Hoje a regra não é ensinar aquilo que se tem, mas sim fazer com que o educando saiba onde fica a fonte pra buscar o novo conhecimento quando ele precisar (autonomia).

3. Trabalhe, trabalhe, trabalhe - porque educar é isso dada a complexidade da palavra EDUCAÇÃO, Educar é mediar um conjunto de habilidades que são imprescindíveis para viver. Sem a aprendizagem não há vida.

4 – A equipe é fundamental - porque o ato de educar traduz-se como uma ação solidária e nunca solitária, tanto na dimensão docente/docente, quanto na dimensão docente/discente e discente/discente. O outro é a razão do aprender, posto que, tudo o que se faz, se faz para interagir e consequentemente conseguir viver em sociedade.

5 – Humildade e respeito - ou seja, desenvolver a consciência de que ninguém sabe tudo (graças a Deus) e sempre há a necessidade de fazer trocas significativas para que todos sejam beneficiados. Essa é uma das condições sine qua nom na educação.

Quando o Pedagogo/Psicopedagogo estiver atuando efetivamente dentro das pequenas e grandes empresas fazendo um link entre educação e atuação eficaz, com certeza esse caminho se tornará muito mais curto, posto que, são esses profissionais - PEDAGOGOS E PSICOPEDAGOGOS - que possuem a capacidade, habilidade e conhecimento para mostrar aos sujeitos aprendentes de qualquer instância ou idade, o caminho para APRENDER A APRENDER. 
MARAVILHOSAS LIÇÕES.

Um comentário:

  1. Costumo dizer que o mundo é inclusivo, nada é perdido. Sua visão da Pedagogia foi capaz de expandir a visão sobre o trabalho de MJ, da mesma maneira de pode ampliar a nossa capacidade de nos melhorarmos e ao mundo à nossa volta.
    Sua contribuição tem um grande valor ao partilhar este conhecimento.
    Desejo todo sucesso ao seu trabalho e ao blog.
    Abraço!

    ResponderExcluir