domingo, 29 de maio de 2011

OS NOVOS TEMPOS DA EDUCAÇÃO: TEMPO DE INCLUIR

Estou muito feliz!!!

Nos dias 26, 27 e 28 de maio estive ministrando formação para os educadores no municipio de Governador Edson Lobão com a temática "EDUCAÇÃO INCLUSIVA: um desafio a superar. Uma capacitação para mais de 250 educadores. Nesse movimento também tive a oportunidade de fazer algumas reflexões sobre a formação desse educador, e vi que:
  • Muitas coisas mudaram no contexto social, e por isso essa formação precisa ser mais frequente, posto que, visualiza-se nesse momento nova panorâmica no contexto educacional, e consequentemente esse momento exige uma nova postura e práxis na educação pública do Brasil. Mudam-se as concepções e com isso tudo toma-se um novo rumo. E o educador precisa se despir de grande parte das suas velhas ações para aderir a novas formas de  aplicar aquilo que deve ser feito em sala de aula.
  • A distância que ainda separa esse educador dessa nova realidade, dando a entender que por muito tempo estivemos parados em um a zona de conforto, transparecendo que nada mudaria nessa realidade. Hoje deparamos-nos com uma realidade que requer de nós educadores muitos conhecimentos. Conhecimentos esses que exigem até mesmo de outras ciencias para atender melhor a realidade da sala de aula.
  • O medo, a insegurança, diante do novo, ou seja, diante do desafio de trabalhar com crianças com necessidades educativas especiais. No entanto, vale ressaltar que foi generalizado a sede e o interesse dos educadores frente a essa temática, principalmente na busca de novas metodologias a serem aplicadas em sala, junto a esse novo público.
       Esse movimento educacional, que aconteceu no municipio de Governador Edson Lobão apresentou um diferencial pela compreensão das autoridades em convidar a participar não somente os educadores que estão em sala de aula, mas todos os "educadores" de todas as instâncias, aqui compreendidos como vigias, auxiliar de serviços gerais, administradores, enfim, todas as instâncias da escola. Esse olhar precisa ser uma constante em todos os municipios do Brasil, visto que educação inclusiva caracteriza-se como uma rede de auto ajuda entre todos os membros de uma instituição, numa perspectiva horizontalizada, ou seja, em um espaço inclusivo todos são importantes e todos tem a mesma responsabilidade.
Parabéns queridos educadores! É com esse olhar que chegaremos ao ápice, ou seja, envolver a todos para promover uma educação de qualidade.

Nesse espaço também quero deixar claro a minha admiração pela empresa responsável por esse gradioso evento - a MN EVENTOS- prata da casa, uma empresa genuinamente imperatrizense, e isso nos deixa muito felizes e orgulhosos, que em nada deixa a desejar quando se pensa em empresas responsáveis por eventos educacionais em outras cidades do Brasil.  Foi além de grandioso, extremamente significativo o acolhimento dado, a afetividade dispensada junto a todos os educadores, fossem formadores ou participantes, e principalmente a responsabilidade e o compromisso com que conduziu a primeira etapa dessa jornada, pois a mesma dividiu-se em dois momentos: nos dias 26, 27 e 28/05 e encerrando no dia 29/06 com a ilustre presença do professor Doutor em Psicologia Paulo Inocente. Direciono os meus PARABÉNS à pessoa da Noélia Veloso e de Marcelo Nascimento Paula, pessoas de grande compromisso com a educação e com a formação do educador.
Foi Show de fogos, ou seja, foi BRILHANTE!!!




4 comentários:

  1. 1 A ideia principal gira em torno da alienação da educação,de como ela é
    apresentada, como forma de instauração e manutenção do sistema capitalista em um quandro social no qual as práticas educacionais da sociedade,devem cumprir as suas funções de mudança , mas não cumprem permetindo apenas uma mudança limitada e prejulgada, são admitidas apenas corrigir alguns defeitos da ordem estabelecida,de forma que sejam mantidas intactas as determinações estruturais de um sociedade como um todo sem altera o sistema, já estabelecida . pode-se alterar algumas regras mas jamais á própria regra geral. A classe dominante.
    2 “Não surpreende, portanto, que mesmo as mais nobres utopias educacionais, anteriormente formuladas do ponto de vista do capital ,tivesse de permanecer estreitamente dentro dos limies da perpetuação do domínio do capital como modo de reprodução sócio- metabólico ( MESZÁROS,2005,p26).

    Dentro dessa citação mészaros refleti sobre uma nova educação mesmo que o sistema capitalista não esteja aberto a esta alternativa é como se á educação não determinasse os interesses dominante ,se assim fosse ,o dominio da educação poderia reinar para sempre.
    Marx faz uma caracterização desvastadora conhecida como a acumulação primitiva original do capital, é tratada pela ciência da economia política pag37.
    Bem essa acumulação primitiva desempenha uma economia política de um papel análogo,faz-se , o reconhecimento dos órgãos políticos que tem a mesma função, mas de origens diversificadas, explicando sua origem e como foi ocorrida no passado, para que se possa aprimora no futuro.
    3 No campo educacional séria um absurdo espera um formulação de uma idéia educacional,que vigorasse apenas quando suas métas fossem estabelecidas, á educação tem como objetivo de pensar em uma alternativa que seja formulada do ponto de vista de uma emancipação humana, isso e essencial por conta das limitações que o sistema do capital impõe. Aeducação tem por tarefa, então contribuir para que a superação do capital seja feita de forma total e não mais parcial,ou particular ,tentando elabora novas estratégias adequadas de mudanças objetivas. ( SINTIA P. COSTA)

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  2. Resposta -1º
    Eu pude observar que nesses países subdesenvolvidos a educação é tida como uma mera mercadoria, ou seja não uma atenção voltada exclusiva para a educação, pois o foco principal é o trabalho, e por conta dessa necessidade desde muito cedo aprender se virar, que a educação não tem sido de maior valor, por conta disso a educação também tem sido desvalorizada ou melhor tem tido pouca importância para muitos.
    “ na pagina 16 o 1º parágrafo fala da crise do sistema público onde cita o corte de recursos do orçamento publico ” e esses cortes com certeza afeta no processo educacional, pois é ai que a educação passa pelo descarte e é levada ou melhor manuseada de qualquer forma, e os maiores prejudicados são as crianças que é o futuro do amanhã. E o estudo realizado cita por varias vezes é a “Educação para além do capital”, mas o capitalismo que eles falam é voltado somente para o lucro do mercado por meio da livre concorrência

    Elaine Cristina L. de Oliveira

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  3. Resposta – 2º
    Achei tudo muito interessante, mas o que chamou muito minha atenção foi na pagina “14 no 3° parágrafo”, onde mostra a realidade dos tempos atuais principalmente nas capitais, onde uma mãe com três ou mais filhos sem esposo sai pra trabalhar e deixa a filha ou filho mais velho para cuidar dos mais novos, sendo desde cedo essa criança responsável
    Ou melhor torna se uma adulta antes do tempo,deixando de ser criança não porque quer, mas porque as circunstâncias lhe obrigam, e sua infância deixa ser aproveitada pelo fato de ajudar a mãe nos deveres de casa, mas ainda assim tem que procurar um tempo, organizar-se para estudar, isso acontece muito com famílias de classe baixa, fazendo com que a educação fique em segundo plano, ou seja vai a escola porque tem que ir, mas em primeiro lugar tem que ajudar a mãe com as responsabilidades do lar.Essa foi minha compreensão em relação a leitura (estudo realizado)


    Elaine Cristina L. de Oliveira

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  4. Resposta – 3º
    Felizmente ou infelizmente não sei, só sei que essa mudança é um processo no qual é bem serio a ser estudado, ou seja para que haja esta mudança será necessário muitas coisas para favorecer na educação, e o maior investimento pra essa mudança seria o “apoio do governo em relação essas famílias carentes, criando tipo um abrigo” para abrigar crianças que precisam ir ou melhor ter um acesso direto somente com a escola, pois com esse apoio fica bem mais fácil envolver a criança só com a educação, onde ele tivesse a oportunidade de só estudar enquanto criança, e não trabalhar antes do tempo devido, pois acredito eu, que toda criança só tem que estudar, pois fora escola a educação sempre será a mesmice, não terá melhoras e nem aprendizagem satisfatória, pois o trabalho vai desgastar a mente da criança deixando-a desmotivada para a aprendizagem.


    Elaine Cristina L. de Oliveira

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