quinta-feira, 2 de junho de 2011

DICA PARA EDUCADORES

O QUEBRA-CABEÇA NOSSO DE CADA DIA, COMO GERADOR DE CAPACIDADES

Texto produzido por:
Joselma Gomes (Psicopedagoga Clínica e Institucional)

Olá queridos professores de Educação Infantil e Anos iniciais!
Quando pensamos nessas modalidades de ensino, automaticamente vem o lúdico na nossa cabeça como o caminho mais eficaz de construir aprendizagem. Nesse contexto quero apresentar a vocês a eficiência do QUEBRA-CABEÇA para crianças em qualquer idade.
O quebra- cabeça traz em si uma complexidade imensa no que se refere ao ato de desenvolver capacidades na sua dimensão mais profunda.
A começar pela:
  • Capacidade de Identificação - a capacidadede identificar peças, seja por ensaio e erro, seja por um raciocinio lógico mais apurado. Você educador, terá a capacidade de perceber se o seu educando já possui essa capacidade desenvolvida no momento em que ele busca outras referências do próprio jogo para encaixar a peça. Ex: vê parte da figura e procura outras tendo como referência os pedacinhos quebrados;
  • Capacidade de Diferenciação - ou seja, saber que não é qualquer peça que caberá em qualquer espaço; nesse momento está sendo estimulado uma capacidade importante que culminará no processo de leitura e escrita;
  • Percepção Visual refinada - estimula a capacidade de ver detalhes das figuras que até então estão quebradas; essa capacidade é utilizada com muita frequência no ato de ler, posto que, há uma grande semelhança entre as letras. Ex: p/q, b/d, etc.
  • Capacidade de Atenção Seletiva - ou seja, é preciso visualizar, experimentar, tentar. Se ocorrer a troca, faz-se necessário buscar outra peça semelhante e isso requer a capacidade de atenção. Essa capacidade é aquela que permite o ato de sair da pseudoleitura para entrar na leitura formal;
  • Capacidade de Análise - Esta capacidade traduz-se como o exercício de escolher aquilo que se hipotetisar, ou seja, o ideal. Tal capacidade é requisitadíssima no exercicio da leitura quando se busca informações inseridas dentro de um texto em todas as fases da vida do aprendente.
  • Capacidade de Sintetizar - ou seja, projetar uma imagem mental e juntar as peças para que assim seja concluído essa imagem pensada. Essa capacidade é utilizada com frequência quando se propõe à criança a união de sílabas para formar palavras estimulando nesse exercício também a criatividade.
Vale ressaltar que o número de peças sugeridas para a criança varia de acordo com a idade da mesma, seguindo a ordem abaixo, ou seja, aquilo que é esperado para a fase. No entanto há variações nessas etapas posto que cada um tem um ritmo e um conhecimento prévio singular:
  • Maternal - duas a seis peças em vários formatos: planos, tridimensionais (feita em caixa vazia de escova de dentes ´- em cada lado da caixa tem parte de uma figura, figuras de revistas), ou em material concreto;
  • Nível I - de dez a quinze peças nos mesmos formatos acima citados;
  • Nível II - de quinze a trinta peças seguindo maiores variedades;
  • Primeiro Ano Novo - de trinta a sessenta peças. Nesse momento a capacidade de visualizar imagens, bem como o vocabulário simbólico já apresenta-se em maior complexidade. Também é possível nessa fase dinamizar a forma lúdica do quebra cabeça, para inserir conteúdos exigidos formalmente pela escola como cálculos, palavras etc. 
Segue como sugestão esse aí que você poderá criar, refazer, transformar da maneira como você achar melhor. Lembre amigo educador, as nossas ações devem estar direcionadas cada vez mais com a aprendizagem no seu sentido mais amplo.
Abraços Psicopedagógicos
Prof. Joselma

2 comentários:

  1. Anônimo disse....

    1. Na minha concepção, a ideia central da obra lida é questionar, causar reflexão e sugestões para melhorar a aprendizagem no que diz respeito de como ensinar Geografia.

    2. Pág. 68
    " Para a educação conseguir a transformação da sociedade é preciso, segundo Gebran (1996), antes de mais nada, entendê-la na sua totalidade, no seu proceso contraditório e numa relação dialética."

    A Geografia apresenta-se como uma ciência transformadora, e para que se consiga atingir o objetivo até então almejado, que é o de acompanhar as mudanças no mundo como um todo, é necessário que se compreenda a realidade de forma generalizada, e não por partes, até pelo fato de que as partes formam o todo. Mas por outro lado, não se pode descartar o que houve no passado, que interfere no presente para que se possa saber lidar com o futuro!

    Pág. 73
    " Nosso maior problema não é a diminuição do número de aulas de Geografia (a partir do 3º ciclo do Ensino Fundamental) ou de sua completa ausência (nos dois primeiros ciclos do Ensino Fundamental) da grade curricular, mas sim o desinteresse dos alunos para com a disciplina, consequência direta de um conceito de espaço geográfico que só existe em nossas cabeças. Quando conseguirmos vislumbrá-lo como realmente é - dinâmico, contraditório, múltiplo, complexo e relacional -, nossos alunos se identificarão com a disciplina, porque, antes, estarão identificando-se como cidadãos "no e do" mundo."

    Com esta ideia pude perceber que, mais do que a crise em relação ao tempo destinado ao ensino de Geografia, é preocupante o fato de que os alunos não tenham tanto interesse em aprender a Geografia, isso pode ser explicado devido a não contextualização, ou seja, enquanto os alunos não notarem a importância de estudar geografia, eles não terão nenhum interesse, eles precisam notar que são partes fundamentais no mundo em que vivem.

    3. com a obra lida, eu pude obter diversos aprendizados, tais como: mostrar aos alunos que eles são os sujeitos que transformam o mundo; pude aprender algumas metodologias de ensino; enfim, o ato de ensinar Geografia pode ser muito interessante, pois engloba interdisciplinaridade.

    Professora Joselma, a senhora é show! Qdo eu crescer, quero ser como a senhora! Bjos! Fica na paz! Boas férias!!!! O livro é realmente excelente.

    Suannara Farias Oliveira

    suzynha_blue@hotmail.com

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  2. Olá JOSELMA, encontrei você no PLUGEDU.Também tenho um blog onde posto algumas aulas;ivanetenunes.blogspot.com.
    Abração IVANETE

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