sábado, 12 de julho de 2014

REPORTAGEM SOBRE INCLUSÃO ESCOLAR

IMPERATRIZ – Hoje, organizações ligadas a educação e o governo brasileiro defendem que o lugar de todas as crianças é a escola convencional, mesmo aquelas que possuem alguma deficiência. Segundo dados preliminares do Censo Escolar deste ano, mais 650.000 alunos estão matriculados na educação especial em todo o Brasil. Em Imperatriz são 763 alunos com algum tipo de deficiência matriculados só rede municipal de ensino.
Mas a educação inclusiva ainda é um desafio para os professores, pois os alunos com deficiência necessitam de uma maior atenção e uma estrutura diferenciada. Sobre o assunto, o Imirante/imperatriz conversou com a psicopedagoga, Joselma Gomes.
Ela falou das dificuldades das escolas no processo de inclusão e da filosofia que as instituições de ensino devem ter para desenvolver para garantir a inclusão de alunos com deficiência. Segundo Joselma, um dos maiores desafios que a escola enfrenta é a formação dos educadores. “Quase todos os educadores foram criados dentro de um modelo educacional que não contemplava esse público, essas pessoas com deficiência”, afirmou.
Confira a entrevista completa.
http://imirante.globo.com/imperatriz/noticias/2013/11/03/psicopedagoga-fala-dos-desafios-da-educacao-inclusiva.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário