sexta-feira, 6 de abril de 2012

MÉTODO FONOVISUOARTICULATÓRIO

O método Fonovisuoarticulatório caracteriza-se como um  dos métodos de atendimentos psicopedagógicos eficientes, por colocar em movimento a capacidade fonológica e a visual, articulando diretamente com a fala fluente da  criança, estimulando três áreas vitais para a compreensão e projeção da leitura e da escrita. Sua eficiência no atendimento a crianças com hipóteses de dislexia, dificuldades de aprendizagens da leitura e da escrita de ordem pedagógica, bem como outras dificuldades semelhantes, é impar, uma vez que, para crianças com dificuldades na área da leitura, escrita e interpretação, a dificuldade se centra principalmente na incapacidade de articular e processar de maneira eficiente aquilo que se fala com aquilo que se lê.
Atualmente, faz-se necessário buscar métodos que melhor atendam as crianças com distúrbios específicos de aprendizagem, para que com isso possa otimizar seu tempo de terapia psicopedagógica e a mesma possa alcançar a autonomia no exercício da aprendizagem.
O método fonovisuoarticulatório apresenta seus instrumentos específicos de intervenção,  como uma necessidade do primeiro momento, oportunizando a criança de aprender manipulando indicadores concretos, construindo nela a capacidade de fixação daquilo que se espera.
Esse é um dos métodos de trabalho que o RESILIENCE - Espaço Neuro-Psicopedagógico Clínico,  utiliza nas terapias psicopedagógicas. 
Autora do texto: Psicopedagoga Clínica Joselma Gomes

4 comentários:

  1. Parabéns pela postagem, amei...será postado no meu blog. Linda Clínica, que Deus abençoe todos os seu atendimentos, amém! Abraço bem forte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silvana, muito obrigada pelo elogio. Obrigada também por divulgar os nossos saberes.
      Beijos pra vc.

      Excluir
  2. Joselma você mesma que organizou ou tem pra comprar essa letras com as boquinhas?

    ResponderExcluir
  3. Oi querida, eu comprei de uma fonoaudióloga que trabalha junto comigo na mesma clínica. Ele vende materiais de estimulação.

    ResponderExcluir