domingo, 25 de setembro de 2011

COMENTÁRIO SOBRE A PÁGINA PUBLICADA NA REVISTA "SAÚDE EM REVISTA" (edição set. 2011)




       Escrever sobre a área da Psicopedagogia é sempre um prazer muito grande por ser um espaço destinado a esclarecer a todos, sobre a importância que essa área do conhecimento, junto à outras especialidades, exercem na vida do aprendente.
     É preciso saber que, a Psicopedagogia estabeleceu-se na sociedade para servir a aprendizagem por caminhos não convencionais, no entanto, com critérios que se caracterizam como importantes, dentre eles o respeito à individualidade, o ritmo e forma de aprender de cada sujeito, intervindo para que ocorra a harmonia entre aquilo que se encontra desorganizado e aquilo que já encontra-se instalado no sujeito, estabelecendo uma comunicação saudável entre essas duas dimensões.
     Tem como objetivo fazer acontecer a relação entre "organismo, desejo, inteligência e corpo" (Alícia Fernandez), transversalizada principalmente pela afetividade, compreendendo essa harmonia como saúde tanto emocional quanto física. 
    É preciso saber também que o exercício do aprender se dá pela relação de confiança que se instala entre a figura do ensinante e a figura do aprendente, numa via de mão dupla, ou seja, em determinados momentos o ensinante vira aprendente e o aprendente vira ensinante. E é exatamente por isso que Alícia nos coloca:
"Não aprendemos de qualquer um. Aprendemos daqueles a quem outorgamos a confiança e o direito de nos ensinar" (FERNANDEZ, 1990, p. 52).

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