tag:blogger.com,1999:blog-4600311269088568564.post1999925899015404108..comments2022-12-30T07:12:00.492-03:00Comments on <center><b> RESILIENCE - Espaço Neuro- Psicopedagógico Clínico-</b></center>: Joselma Gomeshttp://www.blogger.com/profile/06552894339858149755noreply@blogger.comBlogger68125tag:blogger.com,1999:blog-4600311269088568564.post-25221069780101003082011-03-21T00:04:12.366-03:002011-03-21T00:04:12.366-03:00AGORA SÃO EXATAMENTE 00: E 04 MINUTOS
BEIJOS E ATÉ...AGORA SÃO EXATAMENTE 00: E 04 MINUTOS<br />BEIJOS E ATÉ MAISJoselma Gomeshttps://www.blogger.com/profile/06552894339858149755noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4600311269088568564.post-55987582102585716122011-03-21T00:03:20.853-03:002011-03-21T00:03:20.853-03:00QUERO AQUI AGRADECER A PARTICIPAÇÃO ENRIQUECEDORA ...QUERO AQUI AGRADECER A PARTICIPAÇÃO ENRIQUECEDORA DE CADA UM, E DIZER QUE A PARTIR DESSE MOMENTO A GENTE FECHA AS NOSSAS DISCUSSÕES NO BLOG.<br />DESEJO AINDA ENFATIZAR SOBRE O COMPROMISSO E A RESPONSABILIDADE DE CADA UM.<br />PARABÉNS<br />COM CERTEZA TEREMOS NOVOS MOMENTOS DE DISCUSSÕES SOBRE A TEMÁTICA, QUE MUITO TRARÁ AOS NOSSOS CONHECIMENTOS E, CONSEQUENTEMENTE AS NOSSAS AÇÕESJoselma Gomeshttps://www.blogger.com/profile/06552894339858149755noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4600311269088568564.post-40495878789382448852011-03-20T23:58:07.265-03:002011-03-20T23:58:07.265-03:00Comentários sobre a obra:
DEMO, P. Ironias da Educ...Comentários sobre a obra:<br />DEMO, P. Ironias da Educação: mudanças e contos sobre mudanças. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. 2ª edição.<br />1.O livro nos mostra o quanto a pedagogia esta acomodada não aceita ser avaliada e nem receber critica mesmo que esta seja construtiva <br />Demo P. [...] É tudo o que a pedagogia faz : avalia, mas não aceita ser avaliada: questiona , mas detesta ser questionada ; inovar, mas não inova. Tem- se, então, a maior ironia de todos : os profissionais da aprendizagem , por vezes , são os que menos sabem aprender . Vivem dando aula, mas de modo reprodutivo , demonstrando que são o oposto da aprendizagem adequada[...]pág. 12<br />2.Nos mostra tambem que a educação esta precaria porque os governantes não tem nenhum interesse em investir na educação, a educação publica hoje é coordenada por pessoas sem capacidade indicada por algum politico .<br />2.1 Hoje a pedagogia ensina autodidatismo nunca tenta mudar inovar ou sair da rotina.Gleyciane Oliveira da silva pedagogia 2° periodonoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4600311269088568564.post-75457417824856261612011-03-20T23:45:12.955-03:002011-03-20T23:45:12.955-03:00Quero parabenizar o grupo pelas abordagens e menci...Quero parabenizar o grupo pelas abordagens e mencionar que, é a partir desse olhar crítico, feito pela junção de todos os componentes da sala, que nos será possibilitado a visualização de maneira mais detalhada sobre a realidade em que estamos inseridos. Da mesma maneira, ter como subsídio de mudança a própria Pedagogia, posto que, seguramente é a Educação uma das molas propulsras de mudança, de maior significado da sociedade.Joselma Gomeshttps://www.blogger.com/profile/06552894339858149755noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4600311269088568564.post-35284757519345366842011-03-20T22:58:36.725-03:002011-03-20T22:58:36.725-03:00No livro Ironias da Educaçao podemos perceber que ...No livro Ironias da Educaçao podemos perceber que o autor Pedro Demo,visa a nos alertar para a realidade sobre a educação do nosso país,uma educação de baixa qualidade,onde cabe a nós,população,fazer valer os nossos direitos,exigindo melhores niveis de preparos dos docentes,cobrando uma melhor infra-estrutura.Porque a educaçao não só transforma a vida das pessoas,mas modifica toda uma sociedade.<br />2.1"Todos em torno da escola,falam que a educaçao e conhecimento são fatores centrais da mudança,mas a escola continua a mesma”.(pg 12)<br />Como poderia a educação mudar se os proprios educadores,finge ensinar os seus alunos só para marcar a presença no seu trabalho,e alem do mais o aluno as vezes finge que aprende.<br />2.2"Não estao habituados a aprender sistematicamente-internalizaram a idéia que já aprenderam o que tinha para aprender;cumpre-lhes agora é "ensinar”;aprender é problema do aluno”(pg16).Como alguns educadores visam mudança na educação,com pensamentos de não buscar novos conhecimentos,e que é problema do aluno buscar esse conhecimento.Como chegar há uma educaçao de qualidade sem um instrutor capacitado?<br />Cabe aos professores buscar em seus interiores e verificar realmente se é um profissional adequado para ensinar,e aos governantes olhar a questão da educação de qualidade para nosso pais ter uma transformaçao social.Pois em suma a educação transforma um país,tanto em espectos econômicos,quanto tecno-culturais.<br />Ass:Fernanda Sá CarvalhoAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4600311269088568564.post-41299028845404503642011-03-20T22:49:28.322-03:002011-03-20T22:49:28.322-03:00Ironias da Educação
PEDRO DEMO
IDÉIA ...Ironias da Educação<br /> PEDRO DEMO<br /><br />IDÉIA PRINCIPAL DA OBRA: Pedro Demo escreve esse livro a partir da sua vivência como professor. O autor faz críticas à Educação e aos professores, a obra nos leva a refletir sobre a postura do professor diante da crítica e da autocrítica nos processos de avaliação e ensino-aprendizagem, bem como sobre a resistência à mudança pedagógica.É simples, nossos professores temem a mudança, pois temem não estar preparados para tal. <br /><br />DEMO: 1 - " Mais que tudo, ficou claro que a preocupação central de nossas escolas e faculdades é o mero ensino ministrado por professor que só sabe ensinar." (p.32)<br />Assim, o professor não pode fazer o aluno aprender se ele não sabe aprender.Os docentes enfrentam dificuldades de ensinar a aprender, isto é, desconhecem, muitas vezes, como os alunos podem aprender e quais os processos que devem realizar para que seus alunos adquiram, desenvolvam e processem as informações ensinadas e apreendidas em sala de aula, justamente pela falta de capacitação. Os seus professores por vezes, são os que menos sabem aprender. Suas aulas são mais reprodutivistas do que criativas.<br /><br />DEMO: 2- " Em meio a tamanhos conflitos, o recuo foi crescendo, até que, em certo momento, "sobrei". Fomos do céu ao inferno, no prazo de um ano. A convicção de que é preciso mudar foi menos forte do que o medo de mudar. Os professores, por sua vez, foram mostrando as resistências clássicas. (p. 44) <br /> É certo que a Pedagogia transformadora incomoda aqueles que estão na estabilidade,por saber que no país o sistema educativo se encontra defasado. Em contrapartida, interessa ao neoliberalismo que os cidadãos continuem sem formação adequada, sem questionamentos. Interessa, sim, ao neoliberalismo que as pessoas tenham poder de consumo de tecnologia, não de conhecimento, não de autonomia.<br />Pois poucos são os que ousam mudar, ousam transformar o que se tem em algo melhor, algo que beneficie o aluno e não ao próprio sistema. Poucos são os professores que vivenciam o que falam, que transformam teoria em prática e, depois, sua prática em teoria. <br /> <br />Acadêmica: Tuanny Rodrigues NascimentoAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4600311269088568564.post-12405637076935037712011-03-20T22:30:17.324-03:002011-03-20T22:30:17.324-03:00Ironias da Educação, escrito pelo autor Pedro Demo...Ironias da Educação, escrito pelo autor Pedro Demo, nos esclarece as falhas e deficiências da Pedagogia, incluindo a falta de preparo e profissionalismo dos professores para que haja assim a transformação do individuo na sociedade. Segundo a descrição do autor na (pag. 12) “Pedagogia transformadora deveria, para ser minimamente coerente , primeiro transforma-se a si mesma”. É interessante a idéia central da frase descrita, porque tudo na vida em que venhamos transmitir ensinamento é necessário ter segurança , passarmos confiança e acima de tudo dar exemplo vivenciado naquilo que ensinamos e assim se tornará mais fácil alcançar o objetivo desejado.<br /> Mesmo com as facilidades e oportunidades de mudanças oferecidas por instituições, infelismente ainda existe alguns profissionais da educação que são meros professores e longe de ser um “Mestre” pelo fato de sua má formação ou falta de interesse, a maioria estão despreparados ; não tem um bom desempenho , tem dificuldades de pesquisas de elaboração e mais não se atualizam em novos conhecimentos, com todas essas lacunas, comprometem a formação do aluno.<br /> Para ser um “Mestre” é necessário ter humildade, aceitar questionamento e ter argumentos, acompanhar o aluno de perto, ter amor pelo que faz, com esses adjetivos e muito outros, irão garantir para o aluno uma boa aprendizagem. O professor não deve ter medo de novas descobertas, com certeza será um verdadeiro “Mestre”.<br /><br /> <br /> 1- “A maioria dos professores não estão habituados a aprender e internalizaram a idéia de que já aprenderam o que tinha para aprender; cumpre-lhes agora, “ensinar”; aprender é problema <br /><br /> É uma pena, mas é uma triste realidade, que alguns professores pensam dessa forma, acham que já sabem tudo e não precisa mais de conhecimento, acomodando-se somente com o que aprendeu e consequentimente passar para o aluno não se preocupando se o mesmo aprendeu ou não. O professor deve sempre parar e refletir se há alguma deficiência e onde pode melhorar.<br /> <br /> 2- Entre os obstáculos à aprendizagem do aluno, um dos mais comprometedores é certamente a má formação do professor.<br /><br /> Claro, que em todas as profissões há profissionais despreparados e sem conhecimento na sua área, não fizeram um curso superior, simplesmente passam por ele, assim é na educação, tem muitos professores que não tem bagagem, não dominam o assunto prejudicando assim o aluno. <br />Valdilenevaldilenenoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4600311269088568564.post-45949788545207498092011-03-20T22:25:18.471-03:002011-03-20T22:25:18.471-03:00ANA LUCIA DA COSTA PINHEIRO
BOA NOITE......
o liv...ANA LUCIA DA COSTA PINHEIRO <br />BOA NOITE......<br />o livro mostra a transformacção social que exister mais não queremos aceitar a auto critica s e analise a pedagogia colocando em cristica o curricilo dos professores e avliando os metodos e e ensino dos prodessores, mostrando que estão formando professores com desvalorização nao so de conhecimento para populaçao de classe social baixa ou seja pobre.<br />O governo e especializado em atrapalhar a educação popular usufluindo da pobreza familiar.A qualidade dos professores depedem da removação e procupação em desafios de apremdizazem.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4600311269088568564.post-83970635816546998542011-03-20T22:18:29.771-03:002011-03-20T22:18:29.771-03:00Neste livro são abordadas questões polemicas de um...Neste livro são abordadas questões polemicas de uma "Pedagogia Transformadora" de que mudanças necessitam acontecer, mais ficam só na teoria, pois temem essa inovação, o comodismo a falta de autocrítica faz com que se prendão a um modelo de Educação defazado.DEMO P.(...)SÃO MUITO MAL FORMADOS OS PROFISSIONAIS DA FORMAÇÃO" pag.20 ou seja,a má formação dos Professores é um dos fatores mais preocupantes, comprometem o aprendizado dos alunos pois quem não tem conhecimento não tem aprendizado daí vem a desvalorizaçao da classes.<br />DEMO P."(...) A IDÉIA DE ASSUMIR OS PROFESSORES COMO TRABALHADORES DO CONHECIMENTO" pag. 85<br />A Pedagogia tem que buscar esse horizonte, resgatar a Pedagogia Crítica para construir conhecimentos, formar novas gerações e formadores de opinião.<br />ACADEMICA: Amanda FernandesAmanda Fernandesnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4600311269088568564.post-29947073596570109242011-03-20T21:10:54.048-03:002011-03-20T21:10:54.048-03:00Bons comentários do grupo. Vale ressaltar sobre o ...Bons comentários do grupo. Vale ressaltar sobre o medo que a Pedagogia possui de sair de cena diante de tantas inovações. No entanto, o educador sempre, em qualquer situação social, terá o seu espaço se ele se permitir ser criticado e com isso mudar junto com o movimento social. Obsoleto será aquele que não se permitir aprender a aprender.Joselma Gomeshttps://www.blogger.com/profile/06552894339858149755noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4600311269088568564.post-12512773306056622732011-03-20T20:36:24.625-03:002011-03-20T20:36:24.625-03:00Na minha visao a ideia principal do livro esta no ...Na minha visao a ideia principal do livro esta no fato de que: fala,fala-se em mudanças mas como sempre ,fica apenas na teoria,alerta nos de que precisamos mudar de fato na pratica sairmos do comodismo e agirmos nao importando a quem esta imcomodando-se, o importante e mudar para melhor.<br />2.1''COMO REPETE MUITAS VEZES DAMASIO, O PREÇO DO CONHECIMENTO E A PERDA DA INOCENCIA[...]pg67''esta frase me chamou bastante atençao, pois adquirindo o conhecimento passamos a olhar tudo diferente ,passamos a questionar, porque isso porque aquilo e isso acaba imcomodando muitos que nao querem que a educaçao avance e corre se o risco de pagar o preço pelos questionamentos, o preço por querer mudar.<br />2.2''SE NADA HOUVER PARA DESCONSTRUIR, TAMBEM NADA HAVERA PARA MUDAR pg68''como o autor cita evitam as criticas porque elas sao desconstrutivas,sendo assim preferem continuar na mesmice fingindo que esta tudo bem pra evitar a mudança,sendo que as criticas sao necessarias tanto as positivas como as negativas,pois boa a educaçao nao esta. Entao precisa-se mudar,desconstruir para obter algum avanço.MAYANE DOS SANTOSMAYANEnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4600311269088568564.post-46177403966405236472011-03-20T20:12:05.180-03:002011-03-20T20:12:05.180-03:001-O livro relata que os profissionais da educação,...1-O livro relata que os profissionais da educação, por veses, são os que menos sabem aprender, onde ele acham que ja sabe de tudo, e não procura inovar, não aceitam ser questionado, e usam da pedagogia antiga, onde so o professor que sabe e o aluno está ali pra aprender, nçao tem aquela troca de conhecimento.<br /><br />2- internalizaram a idéia de que já aprenderam o que tinha para aprender (p. 17) : os professores acham que já sabem de tudo,são formados e por isso não aceitam está errado, e nem se quer uma opnião de algum aluno.<br />- a qualidade da escola depende, em primeiríssimo lugar, da renovação dos professores (p.25) : depende porque, os professores em certos casos foram ensinado de um jeito e para eles o certo só seria aquele, e por isso eles não procuram ensinar de uma maneira mais proveitosa, e que tenha mais rendimento a aula .<br /> Petúlia Pereia limaPetúlia Limanoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4600311269088568564.post-90329043885481788922011-03-20T19:32:39.152-03:002011-03-20T19:32:39.152-03:00O autor ressalta que os professores de hoje temem ...O autor ressalta que os professores de hoje temem as mudanças ocorridas dia a dia na educação, e avalia também a postura dos professores quanto este fica na posição de aluno. E diante da grande globalização da tecnologia e da educação é importante que os professores se mantenham atualizados de todas as inovações ocorridas em termos de educação.<br />DEMO, P."...o processo de formação da autonomia do aluno exige à presença do professor...(P.87)" <br />È importante que o aluno tenha o professor como exemplo, para que ele possa formar suas ideias, e reconhecer a importância do relacionamento do professor com o aluno, já que o professor é um facilitador para o aprendizado do aluno e para que o mesmo adquira sua própria autonomia.<br />DEMO, P. “...para superar o circulo vicioso,segundo o qual má formação existe em função do baixo salário e vice-versa ,resta esperar que a iniciativa mais correta venha dos próprios professores...(pág.83)"<br />Nesta citação Demo relata sobre a os desafios que o profissional de pedagogia enfrenta, e que cabe a ele próprio a mudança desse conceito, e que o importante é que a pedagogia tenha a sua merecida atenção , fazendo com que os profissionais sintam-se valorizados e motivados na sua escolha. joselita carvalho oliveiraAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4600311269088568564.post-76406848467485269912011-03-20T18:19:35.777-03:002011-03-20T18:19:35.777-03:00Na obra Ironias da educação, o autor Pedro Demo qu...Na obra Ironias da educação, o autor Pedro Demo questiona os pedagogos em pensar que a Pedagogia do século é transformadora. Porém para assim seja transformação social, os mesmos deverá transforma a si mesmo. Com base neste questionamento a pedagogia diz ser inovadora, mas não se inova (Pedro Demo Ironias da Educação pág.12). Como ocorrerá a mudança? Além disso, o autor aponta questionamentos como: a pedagogia não admite ser avaliada e criticada negativamente. No entanto estes dois pontos revelam o problema da atuação da mesma, pois os pedagogos são orgulhosos a não aceitarem a autocrítica. Isto infere que os profissionais de educação ainda não sabem aprender acomodados com o mau sistema empregado na educação. Fato observado é nos projetos elaborados nas escolas no intuito de transformação, por vias das dúvidas muitas vezes ficam somente na teoria, ou seja, esboçado no papel. <br />2.2 “... quem aprecia aprender, precisa saber que erra e que o erro é melhor corrigido pela crítica. É preciso escutar posições divergentes.”(pág. 34) Uns dos notáveis problemas da pedagogia são que os profissionais de educação não aceitam a crítica negativas, por pensarem estarem sempre corretos . Mas, porém isto não é real, aqueles que realmente são mestres sabem ouvir a autocrítica para melhorar seus conhecimentos.<br />“... problemas não tinham condições de fazer o aluno aprender, em primeiro lugar porque não sabiam aprender...” (pág. 36) O fragmento revela que o professor não sabe fazer o aluno aprender por que só dão aulas, não interagem com os alunos fazendo com que os mesmo utilizam a crítica para a aprendizagem, assim como os professores também não admitem a autocrítica.Unknownhttps://www.blogger.com/profile/08494311060947714723noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4600311269088568564.post-40183202656567605902011-03-20T18:16:39.791-03:002011-03-20T18:16:39.791-03:00PALLOMA DA SILVA FREITAS
2ª periodo de pedagogia
...PALLOMA DA SILVA FREITAS<br />2ª periodo de pedagogia<br /><br />O livro valoriza a formação ética do educando e ressalta a importância da responsabilidade ética dos professores e professoras no exercício da tarefa docente. Principalmente quando ele coloca que é preciso respeitar os limites do educando, para aproveitar melhor suas experiências e ter um resultado mais proveitoso na construção do conhecimento. Ele explica a própria teoria da educação do homem, destacando suas deficiências.<br /><br />1. "ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo”. Nesta citação, o autor denuncia toda a opressão da educação, ele critica o pensamento no qual se afirma que o estudante não sabe de nada, apenas recebe conhecimento daqueles que julgam-se sabedores de tudo.<br /><br />2. “... não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, na ação reflexiva”. Novamente o autor retrata a opressão da educaçao, só que desta vez enfatizando a forma como os alunos são forçados a calar diante de certos educadores que nao permitem questionamentos. Ele vem dizer que para se aprender é necessário ter voz e não apenas ouvidos.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4600311269088568564.post-86211081192685060812011-03-20T17:53:44.181-03:002011-03-20T17:53:44.181-03:001. O livro trata da resistência dos professores às...1. O livro trata da resistência dos professores às mudanças, principalmente em razão do temor de não estarem preparados para tal transformação.<br />2.1 “Trabalhei muitos anos num sistema de educação pública, primeiro estadual, depois municipal, com apoio extraordinário de uma filósofa-educadora de dentro do sistema, que me deu a oportunidade de pensar e fazer propostas pertinentes, em um processo de aprendizagem pessoal notável”. (p. 29) É inquestionável a relevância da opinião do professor no processo de transformação. É ele quem encara as dificuldades diárias e convive com os principais destinatários das mudanças.<br />2.2 “Transformar é termo forte. Implica, no mínimo, passar para o outro lado”. (p. 59) Essa expressão significa mudança, a qual faz diferença na vida de toda sociedade. É imprescindível que o professor se dê conta de que é a educação que permite essa transformação social. Sendo ele um elemento essencial nesse contexto.<br />Célia Eila Pires de SousaAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4600311269088568564.post-27777952517206422612011-03-20T16:42:11.912-03:002011-03-20T16:42:11.912-03:001.O Autor cita claramente sobre a revolução crític...1.O Autor cita claramente sobre a revolução crítica na educação, na verdade a pedagogia transformadora somente irá acontecer quando a escola deixar de ser um campo de resistência, resistência tal que tem como autor o próprio professor.<br />2.1 "(...) mas a escola continua a mesma(...)" DEMO, P(pag 12)Essa dura realidade permanence anos após anos, infelizmente o próprio educador não usa o conhecimento adquirido para que no âmbito educacional ocorra uma transformação, simplesmente porque transformação requer trabalho, e é justamente isso que eles não querem, preferem ficar estagnados do que mudar o que já está pronto( modelos e técnicas ultrapassados)isso se torna bastante cômodo para eles.<br />2.2 "(...)como diz o provérbio: " em casa de ferreiro, espeto de pau"...(pag 16)Que grande paradoxo, ora, se a escola é o lugar de adquirir conhecimento, ou seja aprender/ensinar, porque os professores não conseguem aprender?o que estão ensinando então?, por essas questões, encontramos a grande dificuldade de não conseguimos gerar uma transformação educacional, e o que tanto falam de pegagogia inovadora, na verdade não passa de uma pedagogia mascarada. <br /><br />Jane Gomes 2º periodo de PedagogiaJanenoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4600311269088568564.post-18859799967815515232011-03-20T16:26:36.276-03:002011-03-20T16:26:36.276-03:00A idéia central do livro é levar o educador a apre...A idéia central do livro é levar o educador a aprender para que possa ensinar, e usar a bene-<br />fício da educação,porque quando ocorre o apren-<br />dizado acontece mudanças e inovações, porém nem<br />todos buscam isso, acham que já sabem tudo, não<br />criticam e não querem ser criticados, não inovam<br />por medo, e se acomodam.<br /> Demo P. "Desconhecem o que é aprender.(P.16)"<br /> A reconstrução é uma idéia secundária, pois<br />nada deve ser definitivo na educação, ela sem-<br />pre se renova mas para isso devemos ter cora-<br />gem de desconstruir para fazer a reconstrução e<br />corrigir os erros.<br /> Outra idéia secundária é o resgate do pro-<br />fessor.<br /> Demo P."Urge, pois,resgatar o professor.Qual-<br />quer crítica a ele endereçada só pode ter esse <br />objetivo.(P.78)"<br /> É fácil críticar, apontar culpados do fracas-<br />so escolar,mas o que queremos é procurar solu-<br />ções e uma delas é resgatar o professor, dando<br />apóio,investindo na estrutura e formação ade-<br />quada para a realização de um bom trabalho.<br />Welma Feitosa dos Santos<br />Pedagogia 2º PeríodoAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4600311269088568564.post-47780894410512955472011-03-20T16:06:36.922-03:002011-03-20T16:06:36.922-03:00O que se pode entender é que o desejo de mudança ...O que se pode entender é que o desejo de mudança na educação é almejado por todos, porém é o que menos acontece “ A pedagogia fala todo dia –toda hora”, em transformação social(P.11) essa pedagogia transformadora deve acontecer em primeiro lugar nas suas próprias ironias.<br />2.1 O senso crítico na educação é maior que a própria educação , fala-se de estimulo a alunos, como se fosse possivel em meio a tanto despreparo ou descasso para com aqueles que exirge mais de um governo, que tem o objetivo de reprimir o crescimento educacional. Como objetivo de manter em panos morno o que se faz com esse poder aquisitivo.<br />2.2 O papel do professor é tipicamente maiêutico, (p. 49 ) é visto pela sociedade que o papel principal da educaçao deve ser do professor, e que é um equivoco muito grande, o profesor existe para facilitar a aprendizagem, cabe ao governo investir mais, para que exista esse crescimento.<br />BY: LUCIANA CASTRO DA SILVAAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4600311269088568564.post-35204659438555024532011-03-20T15:39:46.216-03:002011-03-20T15:39:46.216-03:00O livro gira em torno de uma pergunta que intriga,...O livro gira em torno de uma pergunta que intriga, questiona e busca possíveis respostas: Que mais haveria de querer o neoliberalismo?<br />Será a Pedagogia, corpo docente e discente presa fácil da nova roupagem neoliberalista, globoplanetarista e porque não dizer neocolonizadora?<br />Nas páginas do livro não encontraremos respostas prontas que solucionem tal questionamento, Pedro Demo em sua sapiência nos conduz ao movimento próprio do ser humano: pensar, questionar, porque todo ser humano é um ser de questionamento e de protesto e se não é precisa despertar para ser. Precisa sair de sua hibernação que o embrutece, o emburreçe e o torna ignorante de si e do mundo enquanto espaço de interferência."[...]quem aprecia aprender , precisa saber que erra e que o erro é melhor corrigido pela critica [...]"ele mostra que aprendemos quando erramos, isso nos leva a um aprendizado, a uma superação de criticas ."[..]o modismo só se estabelece onde onde a capacidade de questionamento é mediócre[...]"a incapacidades dos professores de busca sua auto avaliaçao pois e mais facil avaliar do que ser avaliado ,eles colocam a culpa no sistema e nada fazem para mudar .<br /><br />sione custodio da silvaSIONE_CUSTODIO@HOTMAIL.COMnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4600311269088568564.post-56190941608467167122011-03-20T15:32:46.455-03:002011-03-20T15:32:46.455-03:00IRONIAS DA EDUCAÇÃO
Mudança e Contos Sobre Mudança...IRONIAS DA EDUCAÇÃO<br />Mudança e Contos Sobre Mudança<br />Pedro Demo<br /><br />Fale-se muito sobre mudança, na verdade essa palavra virou uma espécie de estereótipo na área educacional. Entretanto pouco se tem feito para que realmente aconteça essa mudança, vivenciamos vários períodos históricos sociais e não devemos negar que avançamos um pouco mesmo que a passos de “tartaruga” a verdade é que hoje temos mais tecnologias, metodologias inovadoras e o irônico é que ainda lutamos para deixar de lado velhos estigmas.<br />Passamos da educação bancaria para o construtivismo e ainda temos os alienados sociais em vários segmentos da sociedade e a escola abriu um ministério prega-se mudança, inovação, gestão democrática e o que vemos são uns poucos “gatos pingados” como sempre sendo exceções. Esse talvez seja o problema nos acostumamos a sonhar com o trabalho de poucos ao invés de nos unirmos para termos o todo no lugar da metade.<br />A formação pedagógica velho e conhecido tema nos debates na área educacional é um dos requisitos essenciais para a mudança. Educadores comprometidos não apenas com uma formação básica quando tem, mas com uma preparação diária continua é um dos pilares, pois quem tem uma boa formação está apto as criticas e as discussões reflexivas para melhorar a práxis pedagógica.<br />Receitas prontas? Quem possuir uma varinha mágica que resolva os inúmeros entraves educacionais que se apresente. A educação apesar dos impasses ainda é a fonte de transformação quem sabe pensar domina, essa é a grande questão temos um sistema que beneficia a poucos, saímos da educação elitista nos livros de historia por que na realidade vivemos uma falsa ilusão como uma diferença essa mudança agora é mais acessível, precisamos sim de educadores, educandos novos Paulo Freires que não sejam exilados contribuindo mais lá do que cá e Tiradentes que não precisam se enforcar por uma causa maior precisamos mesmo é tirar a forca para começarmos finalmente a respirar. <br />( LEONORA ALVES SIMÃO TROVÂO 2° Periodo de Pedagogia)Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4600311269088568564.post-71716909223707872662011-03-20T14:53:10.326-03:002011-03-20T14:53:10.326-03:00POR MÁRCIA PEREIRA SILVA
ACADÊMICA DO 2º PERÍODO D...POR MÁRCIA PEREIRA SILVA<br />ACADÊMICA DO 2º PERÍODO DE PEDAGOGIA<br /><br />1. NESTA OBRA O QUE PODEMOS ENCONTRA NADA MAIS É DO QUE A REALIDADE ATUAL DO QUADRO DA EDUCAÇÃO EM UM PONTO DE VISTA CRÍTICO. NÃO ADIANTA QUERER MUDAR OS MÉTODOS EDUCACIONAIS SE OS PRÓPRIOS PROFISSIONAIS DA ÁREA NÃO ADERIREM A ESSA MUDANÇA.<br />O AUTOR TRAZ, DE FORMA CLARA, OS DEFEITOS DA EDUCAÇÃO; AS FALHAS DA APRENDIZAGEM. COM O OBJETIVO DE MOSTRAR ONDE REALMENTE ESTA A FALHA NO ENSINO BÁSICO. E SOBRETUDO, DESPERTAR MAIOR VALORIZAÇÃO DA PEDAGOGIA - DOS PEDAGOGOS.<br />2.1. "TODA AUTOCRÍTICA É TOMADA COMO CAPITULAÇÃO [...] PREGAM QUE TODA EDUCAÇÃO PRECISA SER CRÍTICA, MAS ELES MESMOS A NEGAM EM SI MESMOS; PURO CONTO-DO-VIGÁRIO."(p.39)<br />O TÍPICO 'FAÇA O QUE EU DIGO, MAS NÃO FAÇA O QUE EU FAÇO' - OS EDUCADORES SAEM DAS UNIVERSIDADES CHEIOS DE PROJETOS PARA CONCRETIZAR, MAS AO SE DEPARAREM COM A REALIDADE VERÃO QUE NÃO BASTA TER IDÉIAS, É PRECISO QUE HAJA OUSADIA, CORAGEM. MESMO TENDO IDÉIAS ÓTIMAS, NÃO OUSAM PRATICAR SEUS MÉTODOS EDUCACIONAIS.<br />2.2. "EMBORA O CONHECIMENTO NÃO POSSA TORNAR-SE PANACÉIA, REPRESENTA HOJE A HIPÓTESE MAIS RELEVANTE EM TERMOS DE MUDANÇA, PARA O BEM E PARA O MAL."(p.67)<br />TER CONHECIMENTO PODE SER MAIS DO QUE UMA CHAVE PARA A REVOLUÇÃO, PODERÁ TORNAR-SE UMA ARMA NEGATIVA SE FOR TOMADA PELAS PESSOAS ERRADAS. SENDO ESTAS, FUNCIONÁRIAS DO DINHEIRO E NÃO DA EDUCAÇÃO.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4600311269088568564.post-36315740721482251112011-03-20T13:28:36.315-03:002011-03-20T13:28:36.315-03:00DEMO nos relata que a Pedagogia pode sim ser trans...DEMO nos relata que a Pedagogia pode sim ser transformadora desde que os Profissionais da Educação tenham consciência que "MUDANÇAS" são necessarias, não podemos viver no comodismo, muito menos ficar prezo a um modelo de Educação defazado.É necessáro haver uma autocrítica, uma auto avaliação,quebrar barreiras e procurar fazer a diferença.<br />"(...) são muito mal formados os profissionais da formação" pag. 20, ou seja a má formação dos professores é preocupante pois afeta diretamente a aprendizagem do aluno, que sem conhecimento não tem aprendizagem, por isso que a grande desvalorização nessa área.<br />"(...)a idéia de assumir os Professores como "Trabalhadores do Conhecimento" pag.85<br />A Pedagogia tem que buscar esse horizonte, resgatar a Pedagogia crítica, para construir conhecimentos, formar novas gerações e formadores de opinioes.Amanda Fernandesnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4600311269088568564.post-59499665271606136442011-03-20T13:08:29.316-03:002011-03-20T13:08:29.316-03:00Ironias da Educação é um livro que aborda fatos em...Ironias da Educação é um livro que aborda fatos em torno da pedagogia, do professor e das condições de educação que ainda é utilizada nas instituições. Na obra Pedro Demo faz uma crítica a pedagogia, que se diz ser transformadora, mas que na verdade chega a entrar em contradição com tudo aquilo que a mesma questiona em suas teorias de transformações. O autor diz ainda que a pedagogia fala tanto em mudanças e inovações, que ao mesmo tempo, teme em se tratando de coloca-lós em prática. Em vista disso, a pedagogia por falar tanto em transformações, evita ser ttransformada deixando muito a desejar. 2.2 "Não faz sentido, pois, reformar a pedagogia, precisamos de outra, muito diferente; a crítica, pois, não é contra 'a pedagogia', mas contra 'esta pedagogia'.(p.38)". Nesta citação, podemos perceber que a crítica é feita não para toda a pedagogia em geral,mas contra a pedagogia aplicada hoje, isso pelo fato de que nos últimos tempos a educação pedagogica está deixando muito a desejar e sendo desacreditada por muitos. Para que essa idéia mude é necessário que a forma de educação pedagogica seja transformada radicalmente. 2.2 "[...] é possível mudar e que, na mudança, a aprendizagem dos alunos pode subir incrivelmente.(p.50)". Podemos ver que a educação pedagogica ainda pode ser mudada. As mudanças necessarias que ocorrem na pedagogia ajuda muito no desenvolvimento e na forma de aprendizagem dos alunos. Ainda se tem muito a fazer pela educação pedagogica, mudanças que irão ajudar professores e alunos a aprenderem juntos, desenvolvendo assim uma nova educação pedagogica. Lorena Lima GomesAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4600311269088568564.post-87685724104336019992011-03-20T12:10:03.353-03:002011-03-20T12:10:03.353-03:00No livro o autor trata das grandes ironias estabel...No livro o autor trata das grandes ironias estabelecidas na educação onde muitos temem o processo de transformação, e para fugir desse processo fazem varios discursos sobre mudanças criticando as outras diversas áreas e esquecem de estabelecer coerencia em seus discursos. Contudo a Pedagogia da Transformação fica abandonada devido não ser colocado em prática as teorias que ela tanto prega, se tem então uma das grandes irronias, os profissionais da educação são os que menos sabem aprender com isso acabam prejudicando os alunos e toda a educação fica comprometida, os professores não sabem receber criticas consideram as como ofensas e sempre que são crticados só sabem se auto defender, não consideram como criticas construtivas e passam a estabelecer processos maquiados para tentar enganar os demais e a si mesma que hove alguma mudança, mas que mudança seria essa que a educaçao não tem mais tanto imporancia como o mercado, pois hoje é o mercado que dita como a educaçao deve agir não ao contrario pode se observar outra grande ironia não e a educacão que muda o mercado mais sim o mercado tem mudado a educaçao os seus parametros,e os professores esquecem que são os parteiros da cidadania popular e que são facilitadores do conhecimento se deixao levar pela desvalorizacão socioeconomica e temos como resultado o caos vivido hoje no sistema educacional.<br />2.1 "...Não é dificil melhorar a aprendizagem do aluno-temos teorias e experiências de sobra que apontam nessa direção..."(p.28)essa citação motra que temos armas suficientes para mudar de verdade essa situaçao de caos vivenciado na educaçao DEMO não mostra só as irronias e mudanças que nuncam ocorreram, mas assima de tudo mostra como e possivel realizalas com sucesso e sair dessa utopia que foi gerada por medo de mudaças.<br />2.2"...Que mais haveria de querer o neoliberalismo?..."(p.98)essa citação esta em varias páginas do livro ,DEMO cria em nos com tal interrogaçao diversas opinioes que só conseguimos entender com clareza o que significa ao termino da leitura fazemos então uma junçao de tudo apresentado na obra e constatamos o obvio que a pedagogia necessita deixar de ser oferecedora de inovaçoes e passar a executar as inovaçoes e ser exemplo da capacidade de inovaçao. <br /> KATHERYNNE SANTIAGO.Anonymousnoreply@blogger.com