sexta-feira, 6 de abril de 2012

MÉTODO FONOVISUOARTICULATÓRIO

O método Fonovisuoarticulatório caracteriza-se como um  dos métodos de atendimentos psicopedagógicos eficientes, por colocar em movimento a capacidade fonológica e a visual, articulando diretamente com a fala fluente da  criança, estimulando três áreas vitais para a compreensão e projeção da leitura e da escrita. Sua eficiência no atendimento a crianças com hipóteses de dislexia, dificuldades de aprendizagens da leitura e da escrita de ordem pedagógica, bem como outras dificuldades semelhantes, é impar, uma vez que, para crianças com dificuldades na área da leitura, escrita e interpretação, a dificuldade se centra principalmente na incapacidade de articular e processar de maneira eficiente aquilo que se fala com aquilo que se lê.
Atualmente, faz-se necessário buscar métodos que melhor atendam as crianças com distúrbios específicos de aprendizagem, para que com isso possa otimizar seu tempo de terapia psicopedagógica e a mesma possa alcançar a autonomia no exercício da aprendizagem.
O método fonovisuoarticulatório apresenta seus instrumentos específicos de intervenção,  como uma necessidade do primeiro momento, oportunizando a criança de aprender manipulando indicadores concretos, construindo nela a capacidade de fixação daquilo que se espera.
Esse é um dos métodos de trabalho que o RESILIENCE - Espaço Neuro-Psicopedagógico Clínico,  utiliza nas terapias psicopedagógicas. 
Autora do texto: Psicopedagoga Clínica Joselma Gomes