sábado, 15 de outubro de 2011

EM QUE MOMENTO A PEDAGOGIA ENTROU NA MINHA VIDA

DE MENINA A MULHER


O Dia do Professor desse ano de 2011, inspirou-me a fazer uma reflexão para buscar o momento em que a Pedagogia entrou na minha vida. Comecei a relembrar pedaços da minha infância e encontrei nos meus arquivos mentais as inúmeras noites em que, a área aberta da minha casa transformava-se em uma sala de aula, que hoje chamamos de multisseriada porque tinha crianças de todas as faixas etárias e de todas as séries. Meu pai, quase analfabeto, achava lindo todo aquele movimento em que eu, ainda menina, assumia a função de professora de várias crianças da rua, com toda a responsabilidade que era necessário e, sem exitar, acabava sendo o meu auxiliar de sala. Era ele que, rapidamente, providenciava tijolos e tábuas para fazer: um grande banco - dois tijolos de um lado da tábua e dois do outro e todos sentavam - e a mesa, com uma pilha de três tijolos de cada lado e outra tábua semelhante. Lá os "alunos" escreviam. O quadro era a porta do quarto do meu irmão mais velho, que dava pra área e geralmente ficava fechada. Eram raros os momentos onde ela se abria.
Com essa sala de aula permanecíamos de quatro a cinco horas consecutivas "brincando de aprender" e aprendíamos de fato. Diante disso, justifica-se a fala de Vygotsky quando afirma que "no momento em que a criança imita um profissional, ela passa a antecipar sua aprendizagem por incorporar comportamentos e atitudes desse profissional que é imitado". Endossando esse pensamento de Vygotsky trago a fala de Kishimoto quando diz que "brincar é um ensaio para o mundo real".
Hoje vejo com muito orgulho que a Pedagogia faz parte da minha vida no processo de menina a mulher. A Pedagogia de fato me delineou, e a cada dia vejo nessa arte ensinar e aprender a esperança, o sonho, a crença de que um dia tudo pode ser muito diferente. Vejo também que ensinar e aprender é muito fácil, basta ser prazeroso.
Frente a tudo isso parabenizo a mim mesma por continuar lutando para contribuir a cada dia mais e mais com essa busca, mas parabenizo também a todos aqueles que sonham junto comigo por essa mudança e que fazem desse ofício o seu maior bem.
PARABÉNS PRA TODOS NÓS QUE SOMOS PROFESSORES, PEDAGOGOS, FORMADORES. QUE POSSAMOS ESTAR FAZENDO DO NOSSO FAZER COTIDIANO, UMA AÇÃO SIGNIFICATIVA. QUE ESSA AÇÃO   TRAGA AO APRENDENTE EXPERIÊNCIAS ÚNICAS E QUE TRAGA AO ENSINANTE (NÓS) A SATISFAÇÃO ALMEJADA ULTRAPASSANDO O INEGÁVEL CANSAÇO.
PARABÉNS EDUCADOR PELO SEU DIA!!!!
MUITA PAZ E MUITA SABEDORIA, POIS TENDO SABEDORIA ESTAREMOS PONDO EM AÇÃO O CONHECIMENTO TRANSVERSALIDADO PELA AFETIVIDADE, INSPIRAÇÃO, MOTIVAÇÃO E PAZ. NÓS PRECISAMOS DISSO SEMPRE.
Abraços Psicopedagógicos

sábado, 8 de outubro de 2011

COMEÇA A NASCER O PRIMEIRO DE VÁRIOS

APRESENTO-LHES EM PRIMEIRA MÃO A CAPA DO LIVRO NO QUAL FAÇO PARTE COMO UMA DAS ESCRITORAS. ESTÁ NASCENDO COMO TUDO O QUE É PRECIOSO NA NOSSA VIDA, ASSEMELHANDO-SE A UM FILHO POR TER SIDO PREPARADO, PLANEJADO, ESPERADO E QUE ESTÁ TRAZENDO MUUUUITAS FELICIDADES NO MOMENTO QUE CHEGA EM NOSSAS MÃOS. ADOREI A EXPERIÊNCIA. COM CERTEZA SERÁ A PRIMEIRA DE MUITAS.