terça-feira, 14 de junho de 2011

TROCAR EXPERIÊNCIAS MULTIPLICA CONHECIMENTOS!!! É HORA DE TROCARMOS E APRENDER AINDA MAIS

Olá queridos acadêmicos do quinto período de Pedagogia, é sempre um prazer muito grande tè-los nesse espaço de interação e também de conhecimento.

Nesse momento estaremos trocando informações sobre o livro ENSINAR GEOGRAFIA: um desafio da totalidade-mundo nas séries iniciais do autor Rafael Straforini.


Sabe-se que ensinar Geografia hoje, caracteriza-se como um processo desafiador, bem como de inserção do educando dentro do movimento social, de forma crítica, política e principalmente consciente das transformações que ocorrem.
No entanto, questiona-se: Como possibilitar essa clareza de conhecimentos desde o inicio da vida escolar do educando acerca da Geografia e toda a sua complexidade?
Levando em consideração o processo no qual a criança encontra-se inserida, bem como seu desenvolvimento, é válido (re)afirmar sobre a importância de um processo de ensino onde a atividade didática seja indissociável da investigação, afim de que, a aprendizagem resultante desse processo, possa estar acompanhando à educação e as exigências da sociedade e dos conhecimentos científicos.
No âmbito da Geografia é necessário criar nos educandos a capacidade de identificar, analisar de diferentes formas, as mudanças que a(s) sociedade(s) estabelecem ao seu redor, quer seja no espaço físico, no aproveitamento dos recursos naturais, na economia, no social, político e ambiental destas mesmas mudanças, ou seja um olhar sistèmico sobre o seu espaço, se percebendo também como um agente transformador.
É essa reflexão que Straforini nos convida a fazer na sua obra acerca do ensino de Geografia, visualizando aquilo que caracteriza-se apenas como conhecimento enciclopédico e aquilo que se busca como conhecimento significativo e para a vida.

Diante dio exposto Comente:
1. Numa resposta objetiva - Qual a idéia central da obra lida;
2. Escolha, duas ideias secundárias, faça a citação do autor, coloque entre aspas com a referida página, depois faça um comentário de no máximo 15 linhas sobre o que foi citado;
3. Faça um comentário sobre o que a obra lida trouxe como contribuição para a sua atuação pedagógica dentro do contexto da geografia.

Não esqueça:
Coloque o seu nome no final da sua resposta/ e o seu e-mail
Você terá até o dia 23 de junho para fazer o seu comentário
Coloque a citação entre aspas com a referida página.

Caso você deseje, poderá comentar comentários dos colegas gerando assim um debate em maior proporção. Aproveitem esse rico momento.

ABRAÇOS PSICOPEDAGÓGICOS EM CADA UM DE VOCÊS!

quinta-feira, 2 de junho de 2011

DICA PARA EDUCADORES

O QUEBRA-CABEÇA NOSSO DE CADA DIA, COMO GERADOR DE CAPACIDADES

Texto produzido por:
Joselma Gomes (Psicopedagoga Clínica e Institucional)

Olá queridos professores de Educação Infantil e Anos iniciais!
Quando pensamos nessas modalidades de ensino, automaticamente vem o lúdico na nossa cabeça como o caminho mais eficaz de construir aprendizagem. Nesse contexto quero apresentar a vocês a eficiência do QUEBRA-CABEÇA para crianças em qualquer idade.
O quebra- cabeça traz em si uma complexidade imensa no que se refere ao ato de desenvolver capacidades na sua dimensão mais profunda.
A começar pela:
  • Capacidade de Identificação - a capacidadede identificar peças, seja por ensaio e erro, seja por um raciocinio lógico mais apurado. Você educador, terá a capacidade de perceber se o seu educando já possui essa capacidade desenvolvida no momento em que ele busca outras referências do próprio jogo para encaixar a peça. Ex: vê parte da figura e procura outras tendo como referência os pedacinhos quebrados;
  • Capacidade de Diferenciação - ou seja, saber que não é qualquer peça que caberá em qualquer espaço; nesse momento está sendo estimulado uma capacidade importante que culminará no processo de leitura e escrita;
  • Percepção Visual refinada - estimula a capacidade de ver detalhes das figuras que até então estão quebradas; essa capacidade é utilizada com muita frequência no ato de ler, posto que, há uma grande semelhança entre as letras. Ex: p/q, b/d, etc.
  • Capacidade de Atenção Seletiva - ou seja, é preciso visualizar, experimentar, tentar. Se ocorrer a troca, faz-se necessário buscar outra peça semelhante e isso requer a capacidade de atenção. Essa capacidade é aquela que permite o ato de sair da pseudoleitura para entrar na leitura formal;
  • Capacidade de Análise - Esta capacidade traduz-se como o exercício de escolher aquilo que se hipotetisar, ou seja, o ideal. Tal capacidade é requisitadíssima no exercicio da leitura quando se busca informações inseridas dentro de um texto em todas as fases da vida do aprendente.
  • Capacidade de Sintetizar - ou seja, projetar uma imagem mental e juntar as peças para que assim seja concluído essa imagem pensada. Essa capacidade é utilizada com frequência quando se propõe à criança a união de sílabas para formar palavras estimulando nesse exercício também a criatividade.
Vale ressaltar que o número de peças sugeridas para a criança varia de acordo com a idade da mesma, seguindo a ordem abaixo, ou seja, aquilo que é esperado para a fase. No entanto há variações nessas etapas posto que cada um tem um ritmo e um conhecimento prévio singular:
  • Maternal - duas a seis peças em vários formatos: planos, tridimensionais (feita em caixa vazia de escova de dentes ´- em cada lado da caixa tem parte de uma figura, figuras de revistas), ou em material concreto;
  • Nível I - de dez a quinze peças nos mesmos formatos acima citados;
  • Nível II - de quinze a trinta peças seguindo maiores variedades;
  • Primeiro Ano Novo - de trinta a sessenta peças. Nesse momento a capacidade de visualizar imagens, bem como o vocabulário simbólico já apresenta-se em maior complexidade. Também é possível nessa fase dinamizar a forma lúdica do quebra cabeça, para inserir conteúdos exigidos formalmente pela escola como cálculos, palavras etc. 
Segue como sugestão esse aí que você poderá criar, refazer, transformar da maneira como você achar melhor. Lembre amigo educador, as nossas ações devem estar direcionadas cada vez mais com a aprendizagem no seu sentido mais amplo.
Abraços Psicopedagógicos
Prof. Joselma

ENCERRADO MAIS UMA ETAPA DE CONHECIMENTO ADQUIRIDO

QUERIDOS ACADÊMICOS DO TERCEIRO PERÍODO DE PEDAGOGIA, A PARTIR DESSA DATA (02 DE JUNHO) ENCERRAMOS AS NOSSAS DISCUSSÕES EM TORNO DA OBRA LIDA DE ISTVAN MÉSZÁROS "EDUCAÇÃO PARA ALÉM DO CAPITAL" COMO ELEMENTO DE CRÉDITOS. NO ENTANTO, ESTAMOS ABERTOS A DISCUSSÕES NO SENTIDO DE ENRIQUECIMENTO COGNITIVO À TODO TEMPO.
QUERO AGRADECER PELAS RIQUÍSSIMAS CONTRIBUIÇÕES E INTERPRETAÇÕES ACERCA DO PENSAMENTO PEDAGÓGICO E FORMAS DE COLOCAÇÕES DE EDUCAR PARA EMANCIPAR, BEM COMO O OLHAR QUE CADA UM DIRECIONOU PARA A NECESSIDADE DE MUDANÇA, TENDO COMO BASE PRINCIPAL TODA UMA TRAJETÓRIA HISTÓRICA QUE TIVEMOS NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA E QUE JÁ NÃO CABE MAIS NESSES NOVOS TEMPOS QUE DESCORTINAM.
SINTAM-SE A VONTADE PARA RETORNAR A ESSE ESPAÇO DE APRENDIZAGEM QUANDO QUISEREM.
ABRAÇOS PSICOPEDAGÓGICOS EM CADA UM .
PROFESSORA JOSELMA